Os tratamentos estéticos atuam na modificação da cor, formato e posição dos dentes, além de modificar imperfeições no rosto e boca, com o objetivo de harmonizar todo o rosto.
Tratamentos
Estéticos
Odontologia estética (Dentística)
O sorriso é o nosso cartão de visita, por isso cuidar da estética deixou de ser apenas uma questão de vaidade. Tanto no ambiente profissional quanto no social possuir um belo sorriso se tornou fundamental.
A Dentística é a área da odontologia responsável por isso, atualmente existem uma variedade de recursos estéticos para praticamente qualquer situação, cada vez mais rápidos e acessíveis de se realizar.
Os principais tratamentos são:
-Clareamento dental
-Lentes de contato e facetas
– Restaurações em resina diretas e indiretas.
Harmonização Facial
A toxina botulinicalinica tipoA utilizada para fins terapêuticos e estéticos, é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Atuando no bloqueio de sinal neural para contração muscular.
Na odontologia direcionando a terapêutica, a toxina botulínica é empregada em casos de bruxismo e cefaleia secundária (dores de cabeça relacionadas ao ato de apertar os dentes). Diminuindo assim a força muscular, controlando a dor e os efeitos causados por estes transtornos.
Em relação a estática facial, a toxina é aplica para tratamento de rugas de expressão, sorriso gengival e desequilíbrios de assimetria facial causados por hiperatividade muscular por um dos Lados do rosto.
Os preenchedores faciais com uso de Ácido Hialurônico são indicados para preenchimento de rugas mais profundas, sulcos e lábios.
Ortodontia
Nem sempre os dentes nascem na posição correta não é mesmo? Dentes fora de posição dificultam muito a higienização, ocasionando outros problemas como cáries e doenças periodontais, podendo levar até a perda do dente. A má oclusão não prejudica apenas sua aparência. Dores na ATM, pescoço e costas em muitos casos estão diretamente relacionadas a uma mordida desequilibrada. Dependendo do caso a fonética também pode ser comprometida.
Aqui na Odontopallas trabalhamos com várias opções de aparelhos ortodônticos, tanto convencionais quanto estéticos.
Perguntas Frequentes
Pode-se fazer clareamento em dentes restaurado?
O Clareamento tem eficácia atuando sobre dente natural. Dentes com restaurações em regiões aparentes poderão, após o clareamento, apresentar contrates de cor em relação ao dente natural. As resinas, que são a base das restaurações, infelizmente não sofrem a atuação do clareador. Nestes casos, após o clareamento deverá ser feito o polimento ou substituição das restaurações para que haja um novo equilíbrio de cores com o novo nuance dos dentes naturais.
Dentistas podem fazer procedimentos estéticos na face?
E segundo a lei que regulamenta o exercício do cirurgião dentista e a nova resolução de 2019 onde definir a Harmonização Orofacial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face. O dentista passa a ser apto a procedimentos estéticos como, por exemplo, aplicação de toxinas botulínica e preenchedores faciais.
Lentes de contato e facetas são frágeis?
São finas laminas de cerâmica, com espessura 0,5 a 1,0mm. Possuem ótima satisfação estética estabelecendo cor e formato ao sorriso. Por ser um material frágil os laminados são passiveis de fraturas e solturas quando mal cuidados. Após a cimentação sobre a superfície dos dentes os laminados apresentam boa resistência. São contra indicado para pessoas que rangem ou apertam os dentes, hábitos de roer unhas, abrir e segurar coisas com os dentes, também se deve evitar morder alimentos muito duros. Será sempre necessária a manutenção e a higienização periódicas em consultas ao dentista.
Qual a diferença de facetas diretas e facetas indiretas?
As facetas indiretas são lâminas finas personalizadas de cerâmica feita em laboratórios e coladas sobre o dente natural; são muito estéticas e de custo mais elevado. As facetas diretas são feitas pelo Cirurgião Dentista em consultório com a utilização de resinas compostas (a mesma utilizada em restaurações) aplicadas sobre a superfície dos dentes; em comparação as facetas indiretas a presentam uma qualidade estética inferior e menor custo.
O que é gengivoplastia?
São cirurgias estéticas que visam melhorar o contorno da gengiva em relação ao dente e o sorriso. São bem indicados para quem possui irregularidade no contorno de um dente para o outro, excesso de gengiva recobrindo o dente e dando a impressão de dentes menores, aumento do volume gengival causado por uso de aparelhos.
Por que o efeito do Botox® some após alguns meses?
A toxina botulínica tipo A, produzida a partir da cultura da bactéria Clostridium botulinum, é a mais utilizada para fins terapêuticos e estéticos. A toxina atua nas terminações nervosas impedindo a ativação da placa motora responsável pela ação de contração muscular. Este bloqueio é irreversível, mas por adaptação do corpo onde ele cria novas zonas sinápticas, essa placa motora volta a ser ativada e o músculo volta a contrair-se. Essa adaptação demora alguns meses e é variável para cada pessoa. Devido a este fato, não é recomendado a reaplicação em menos de oito semanas pois o corpo poderá criar imunidade a toxina.