Nossos dentes são formados por 3 camadas principais: a polpa que está na parte mais interna do dente, a dentina na porção intermediária e o esmalte que é a camada que mais dura, responsável por proteger as outras estruturas.

A coloração dos nossos dentes vem da dentina e varia muito de pessoa para pessoa. Com o passar dos anos é normal que os dentes fiquem mais escuros devido ao adensamento dessa dentina devido ao desgaste natural. Mas existem hábitos que podem acelerar e intensificar o escurecimento dos dentes:

  1.  Fumo: além de ser um péssimo hábito que traz muitos prejuízos a nossa saúde, o tabaco impregna no esmalte dentário, criando manchas amareladas ou marrons.
  2. Alimentos ácidos: refrigerantes, frutas cítricas e bebidas alcoólicas em excesso podem corroer o esmalte dos dentes, criando uma superfície irregular e porosa, facilitando o acúmulo de pigmentos que irão escurecer os dentes.
  3. Alimentos muito pigmentados: sabemos que o cafezinho é a paixão de muitas pessoas, mas ele e outros alimentos como vinho tinto, molho de tomate, shoyo, açaí entre outros acabam escurecendo os dentes quando consumidos em excesso. O ideal é sempre escovar os dentes após o consumo desse tipo de alimento.
  4. Medicamentos: existem alguns medicamentos que usados por longos períodos podem escurecer os dentes, como as Tetraciclinas e a Clorexidina. Nunca se automedique, tenha sempre a orientação de um médico ou dentista.
  5. Má higiene: Não adianta nada ter cuidado com todos os tópicos a cima se a higiene bucal diária não for criteriosa. Passar o fio dental de forma correta, escovar os dentes após cada refeição e visitar seu dentista regularmente ajudarão a manter seu sorriso bonito, saudável e livre de manchas.

Leave a Reply