Algumas pessoas acreditam que ao realizar a cirurgia para colocação de implantes dentários ficarão livres das rotinas diárias de higiene bucal e também dos problemas de gengiva.
Os implantes são “raízes artificiais” de titânio fixadas nos ossos da mandíbula e maxila. Assim como nas raízes naturais, a falta de higiene causará gengivite (sangramento), acúmulo de tártaro e consequentemente a periimplantite. Como nos dentes naturais a evolução desse problema poderá resultar na perda do implante.
Nos últimos anos a utilização de implantes dentários para reabilitar dentes ausentes tem se tornado cada vez mais popular, devolvendo função e estética aos pacientes. Mas será que todos esses pacientes sabem dos cuidados necessários para manter esses implantes saudáveis?
Como evitar isso?
– Higiene diária:
Uma escovação criteriosa, juntamente com a correta utilização do fio dental é de extrema importância. Após cada refeição é importante de todos os resíduos sejam removidos para evitar o mal hálito, sangramento e acúmulo de tártaro.
A utilização de aparelhos de jato de água pressurizado principalmente em próteses fixas ajuda muito na remoção de resíduos que por algum motivo a escova não tenha removido.
– Acompanhamento por um profissional qualificado:
Além de higiene diária é de extrema importância visitar regularmente um dentista qualificado para uma limpeza que profunda dos implantes. A periocidade das consultas será avaliada pelo dentista de acordo com a eficiência de limpeza do paciente, o intervalo pode variar de 2 até 6 meses.
Com esses cuidados ,as chances do seu implante dentário durar muitos anos se tornam muito maiores!